Comportamento Cristão


Ser cristão não é fácil não é mesmo? Uma vez que nos obriga a andar na contra mão do mundo.
E andar na contra mão muitas vezes requer de nossa parte renunciar aos prazeres da carne, amizades, paixões.
E fica ainda mais difícil se você é jovem.
Se para um adulto, uma pessoa experiente já é difícil imagina para um jovem que esta naquela fase de descobertas?
Antes de nos aprofundar no tema - Comportamento Cristão vejamos o que nos diz a Bíblia a respeito do tema:
"Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados;
E andai em amor, como também Cristo vos amou, e se entregou a si mesmo por nós, em oferta e sacrifício a Deus, em cheiro suave.Mas a fornicação, e toda a impureza ou avareza, nem ainda se nomeie entre vós, como convém a santos;Nem torpezas, nem parvoíces, nem chocarrices, que não convêm; mas antes, ações de graças.Porque bem sabeis isto: que nenhum devasso, ou impuro, ou avarento, o qual é idólatra, tem herança no reino de Cristo e de Deus.Ninguém vos engane com palavras vãs; porque por estas coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência.Portanto, não sejais seus companheiros.Porque noutro tempo éreis trevas, mas agora sois luz no Senhor; andai como filhos da luz(Porque o fruto do Espírito está em toda a bondade, e justiça e verdade);Aprovando o que é agradável ao Senhor.E não comuniqueis com as obras infrutuosas das trevas, mas antes condenai-as.Porque o que eles fazem em oculto até dizê-lo é torpe.Mas todas estas coisas se manifestam, sendo condenadas pela luz, porque a luz tudo manifesta.Por isso diz: Desperta, tu que dormes, e levanta-te dentre os mortos, e Cristo te esclarecerá.Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, mas como sábios,
Efésios 5:1-15
"Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas edificam.
Ninguém busque o proveito próprio; antes cada um o que é de outrem.
Comei de tudo quanto se vende no açougue, sem perguntar nada, por causa da consciência.
Porque a terra é do Senhor e toda a sua plenitude.
E, se algum dos infiéis vos convidar, e quiserdes ir, comei de tudo o que se puser diante de vós, sem nada perguntar, por causa da consciência.
Mas, se alguém vos disser: Isto foi sacrificado aos ídolos, não comais, por causa daquele que vos advertiu e por causa da consciência; porque a terra é do Senhor, e toda a sua plenitude.
Digo, porém, a consciência, não a tua, mas a do outro. Pois por que há de a minha liberdade ser julgada pela consciência de outrem?
E, se eu com graça participo, por que sou blasfemado naquilo por que dou graças?
Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus.
Portai-vos de modo que não deis escândalo nem aos judeus, nem aos gregos, nem à igreja de Deus.
Como também eu em tudo agrado a todos, não buscando o meu próprio proveito, mas o de muitos, para que assim se possam salvar.
1 Coríntios 10:23-33"
"Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.
Antes tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite.
Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto no seu tempo; as suas folhas não cairão, e tudo quanto fizer prosperará.
Não são assim os ímpios; mas são como a moinha que o vento espalha.
Por isso os ímpios não subsistirão no juízo, nem os pecadores na congregação dos justos.
Porque o Senhor conhece o caminho dos justos; porém o caminho dos ímpios perecerá.
Salmos 1:1-6"
"SENHOR, quem habitará no teu tabernáculo? Quem morará no teu santo monte?
Aquele que anda sinceramente, e pratica a justiça, e fala a verdade no seu coração.
Aquele que não difama com a sua língua, nem faz mal ao seu próximo, nem aceita nenhum opróbrio contra o seu próximo;
A cujos olhos o réprobo é desprezado; mas honra os que temem ao Senhor; aquele que jura com dano seu, e contudo não muda.
Aquele que não dá o seu dinheiro com usura, nem recebe peitas contra o inocente. Quem faz isto nunca será abalado.
Salmos 15:1-5"
"Não dando nós escândalo em coisa alguma, para que o nosso ministério não seja censurado;
2 Coríntios 6:3
Esses são apenas alguns. 
Fora estes, teremos não ser dado a fofocas, maledicência, ser misericordioso, andar sempre  em espirito ou seja rejeitar tudo o que desagrada a Deus.
Ser cristão é rejeitar tudo o que venha a comprometer nossa integridade como cidadãos e como renascidos em Cristo Jesus.
Ou seja, rejeitar tudo o que o mundo se nos oferece por exemplo:
O mundo nos diz que é normal aceitar suborno, receber suborno. 
O mundo se nos diz que é normal ter vários relacionamentos ao mesmo tempo.
O mundo nos diz que o mundo é dos mais espertos.
O mundo nos diz que é normal usar drogas, ser dados a orgias e relacionamentos promíscuos.
Quando na realidade não. Nada disso não apenas não é normal como nos rebaixa, nos animaliza, compromete nossa vida com Deus, nossa dignidade e ao longo da vida podendo comprometer nossa saúde físico-mental.
Sem contar que atrai espíritos trevosos, cuja diversão é destruir a vida da pessoa por completo.
Meu irmão, minha irmã em Cristo, você não precisa se drogar para se divertir.
Você não precisa ter vários relacionamentos afetivos ao mesmo tempo para se mostrar o maioral.
Você pode sim se divertir sem nada disso.
Ignore o que diz o mundo, valorize o que Deus te deu gratuitamente.
Valorize-se, não comprometa sua vida com Deus.
Quem te oferece drogas, bebidas, sexo promíscuo não é e nunca foi teu amigo. Muito pelo contrário.
Amigo de verdade é aquele que te quer ver bem, é aquele que te incentiva a vencer na vida, amigo de verdade é aquele que te leva a fonte de vida eterna - a Palavra de Deus, contida nas Sagradas Escrituras.
Se você ainda está no mundo da promiscuidade, dos vícios e outros comportamentos prejudiciais e destrutivos mas pensa que não tem mais jeito, que tudo está perdido.
Saiba que tem jeito sim!
Não vai ser fácil, uma vez que não é nada fácil sair do lado de lá. 
Basta você dar o primeiro passo e buscar a Deus em espirito e verdade.
E desintoxicar-se.
Desintoxicar-se?
Sim. Evite as amizades que te levam a pecar, evite aquele amigo que te chama para beber nos finais de semana. 
Ele ou ela tem teu número? Troque de chip, troque o número.
Ele ou ela esta nas tuas redes sociais? Exclua, se for o caso bloqueie.
Procure afastar essa pessoa da tua vida.
Evite frequentar lugares onde haja presença ostensiva de bebidas alcoólicas, drogas, orgia.
E passe a frequentar lugares saudáveis, limpos como teatros, academias, bibliotecas, cinemas.
Vai almoçar fora?
Legal, mas evite exagerar não apenas na comida como na bebida.
Troque a cerveja por um suco por exemplo.
Se você é dado ou dada a fofocas, maledicências passe a controlar sua língua.
Ponha-se no lugar daquele ou daquela a qual você profere esse veneno.
Se você é dado ou dada a indiscrição, controle-se ponha-se no lugar do outro.
O mundo dá voltas, ou seja, tudo o que falamos de bem ou ruim uma hora ou outra voltará para nós mesmos.
Se eu profiro bençãos receberei benção, se profiro algo que venha ferir ou denegrir o outro em sua dignidade, em sua moral o mesmo ocorrerá comigo.
Se eu profiro maldição, é maldição que vou receber. Não tem outra.
Deus nos deu a língua para proferir bençãos, ouviu algo a respeito de alguém. Ignore.
Não te interessa.
"O que despreza o seu próximo carece de entendimento, mas o homem entendido se mantém calado. O mexeriqueiro revela o segredo, mas o fiel de espírito o mantém em oculto" (Provérbios 11:12-13)."   
"O homem perverso instiga a contenda, e o intrigante separa os maiores amigos" (Provérbios 16:28)." 
Evite quem gosta de fofoca.
Quem faz fofoca de outro pra você chega no outro e faz a mesma coisa contra você. Simples assim.
O fofoqueiro não tem respeito, não tem ética e não é alguém confiável.
Corte o mal pela raiz, veio fazer fofoca pra você: "Menina tú precisa saber" apenas diga: "Preciso nada, tenho mais o que fazer" saia de perto e ignore, pessoas assim não merecem o mínimo de atenção.
Rejeite também convites para lugares que ferem as Sagradas Escrituras, que pregam um Evangelho prostituído, corrompido.
Nesse caso, seja educado. A pessoa insistiu dizendo que você precisa fazer correntes disso e daquilo mostre-a que nada disso tem embasamento Bíblico, muito pelo contrário.
Ela está sendo idolatra e praticando heresias. Uma vez que Deus não age por intermédio de rosas ungidas, sal ungido, corrente disso e daquilo.
Deus só age quando através de nossa fé Nele, exclusivamente e não em objetos inanimados.
Fazendo isso você se fará cada vez mais próximo de Deus, terá uma vida de qualidade.
E terá paz. Paz com Deus e o próximo.
E ao fim da vida será chamado para ir morar na Casa de Deus.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Maldição do Sanpaku