Estudo Bíblico


Levíticos 14

Depois falou o SENHOR a Moisés, dizendo:
Esta será a lei do leproso no dia da sua purificação: será levado ao sacerdote,
E o sacerdote sairá fora do arraial, e o examinará, e eis que, se a praga da lepra do leproso for sarada,
Então o sacerdote ordenará que por aquele que se houver de purificar se tomem duas aves vivas e limpas, e pau de cedro, e carmesim, e hissopo.
Mandará também o sacerdote que se degole uma ave num vaso de barro sobre águas vivas,
E tomará a ave viva, e o pau de cedro, e o carmesim, e o hissopo, e os molhará, com a ave viva, no sangue da ave que foi degolada sobre as águas correntes.
E sobre aquele que há de purificar-se da lepra espargirá sete vezes; então o declarará por limpo, e soltará a ave viva sobre a face do campo.
E aquele que tem de purificar-se lavará as suas vestes, e rapará todo o seu pêlo, e se lavará com água; assim será limpo; e depois entrará no arraial, porém, ficará fora da sua tenda por sete dias;
E será que ao sétimo dia rapará todo o seu pêlo, a sua cabeça, e a sua barba, e as sobrancelhas; sim, rapará todo o pêlo, e lavará as suas vestes, e lavará a sua carne com água, e será limpo,
E ao oitavo dia tomará dois cordeiros sem defeito, e uma cordeira sem defeito, de um ano, e três dízimas de flor de farinha para oferta de alimentos, amassada com azeite, e um logue de azeite;
E o sacerdote que faz a purificação apresentará o homem que houver de purificar-se, com aquelas coisas, perante o Senhor, à porta da tenda da congregação.
E o sacerdote tomará um dos cordeiros, e o oferecerá por expiação da culpa, e o logue de azeite; e os oferecerá por oferta movida perante o Senhor.
Então degolará o cordeiro no lugar em que se degola a oferta da expiação do pecado e o holocausto, no lugar santo; porque quer a oferta da expiação da culpa como a da expiação do pecado é para o sacerdote; coisa santíssima é.
E o sacerdote tomará do sangue da expiação da culpa, e o porá sobre a ponta da orelha direita daquele que tem de purificar-se e sobre o dedo polegar da sua mão direita, e no dedo polegar do seu pé direito.
Também o sacerdote tomará do logue de azeite, e o derramará na palma da sua própria mão esquerda.
Então o sacerdote molhará o seu dedo direito no azeite que está na sua mão esquerda, e daquele azeite com o seu dedo espargirá sete vezes perante o Senhor;
E o restante do azeite, que está na sua mão, o sacerdote porá sobre a ponta da orelha direita daquele que tem de purificar-se, e sobre o dedo polegar da sua mão direita, e sobre o dedo polegar do seu pé direito, em cima do sangue da expiação da culpa;
E o restante do azeite que está na mão do sacerdote, o porá sobre a cabeça daquele que tem de purificar-se; assim o sacerdote fará expiação por ele perante o Senhor.
Também o sacerdote fará a expiação do pecado, e fará expiação por aquele que tem de purificar-se da sua imundícia; e depois degolará o holocausto;
E o sacerdote oferecerá o holocausto e a oferta de alimentos sobre o altar; assim o sacerdote fará expiação por ele, e será limpo.
Porém se for pobre, e em sua mão não houver recursos para tanto, tomará um cordeiro para expiação da culpa em oferta de movimento, para fazer expiação por ele, e a dízima de flor de farinha, amassada com azeite, para oferta de alimentos, e um logue de azeite,
E duas rolas, ou dois pombinhos, conforme as suas posses, dos quais um será para expiação do pecado, e o outro para holocausto.
E ao oitavo dia da sua purificação os trará ao sacerdote, à porta da tenda da congregação, perante o Senhor.
E o sacerdote tomará o cordeiro da expiação da culpa, e o logue de azeite, e os oferecerá por oferta movida perante o Senhor.
Então degolará o cordeiro da expiação da culpa, e o sacerdote tomará do sangue da expiação da culpa, e o porá sobre a ponta da orelha direita daquele que tem de purificar-se, e sobre o dedo polegar da sua mão direita, e sobre o dedo polegar do seu pé direito.
Também o sacerdote derramará do azeite na palma da sua própria mão esquerda.
Depois o sacerdote com o seu dedo direito espargirá do azeite que está na sua mão esquerda, sete vezes perante o Senhor.
E o sacerdote porá do azeite que está na sua mão na ponta da orelha direita daquele que tem de purificar-se, e no dedo polegar da sua mão direita, e no dedo polegar do seu pé direito; no lugar do sangue da expiação da culpa.
E o que sobejar do azeite que está na mão do sacerdote porá sobre a cabeça daquele que tem de purificar-se, para fazer expiação por ele perante o Senhor.
Depois oferecerá uma das rolas ou um dos pombinhos, conforme suas posses,
Sim, conforme as suas posses, será um para expiação do pecado e o outro para holocausto com a oferta de alimentos; e assim o sacerdote fará expiação por aquele que tem de purificar-se perante o Senhor.
Esta é a lei daquele em quem estiver a praga da lepra, cujas posses não lhe permitirem o devido para purificação.
Falou mais o Senhor a Moisés e a Arão, dizendo:
Quando tiverdes entrado na terra de Canaã que vos hei de dar por possessão, e eu enviar a praga da lepra em alguma casa da terra da vossa possessão,
Então aquele, de quem for a casa, virá e informará ao sacerdote, dizendo: Parece-me que há como que praga em minha casa.
E o sacerdote ordenará que desocupem a casa, antes que entre para examinar a praga, para que tudo o que está na casa não seja contaminado; e depois entrará o sacerdote, para examinar a casa;
E, vendo a praga, e eis que se ela estiver nas paredes da casa em covinhas verdes ou vermelhas, e parecerem mais fundas do que a parede,
Então o sacerdote sairá da casa para fora da porta, e fechá-la-á por sete dias.
Depois, ao sétimo dia o sacerdote voltará, e examinará; e se vir que a praga nas paredes da casa se tem estendido,
Então o sacerdote ordenará que arranquem as pedras, em que estiver a praga, e que as lancem fora da cidade, num lugar imundo;
E fará raspar a casa por dentro ao redor, e o pó que houverem raspado lançarão fora da cidade, num lugar imundo;
Depois tomarão outras pedras, e as porão no lugar das primeiras pedras; e outro barro se tomará, e a casa se rebocará.
Porém, se a praga tornar a brotar na casa, depois de arrancadas as pedras e raspada a casa, e de novo rebocada,
Então o sacerdote entrará e examinará, se a praga na casa se tem estendido, lepra roedora há na casa; imunda está.
Portanto se derribará a casa, as suas pedras, e a sua madeira, como também todo o barro da casa; e se levará para fora da cidade a um lugar imundo.
E o que entrar naquela casa, em qualquer dia em que estiver fechada, será imundo até à tarde.
Também o que se deitar a dormir em tal casa, lavará as suas roupas; e o que comer em tal casa lavará as suas roupas.
Porém, tornando o sacerdote a entrar na casa e examinando-a, se a praga não se tem estendido, depois que a casa foi rebocada, o sacerdote a declarará por limpa, porque a praga está curada.
Depois tomará, para expiar a casa, duas aves, e pau de cedro, e carmesim e hissopo;
E degolará uma ave num vaso de barro sobre águas correntes;
Então tomará pau de cedro, e o hissopo, e o carmesim, e a ave viva, e os molhará no sangue da ave degolada e nas águas correntes, e espargirá a casa sete vezes;
Assim expiará aquela casa com o sangue da ave, e com as águas correntes, e com a ave viva, e com o pau de cedro, e com o hissopo, e com o carmesim.
Então soltará a ave viva para fora da cidade, sobre a face do campo; assim fará expiação pela casa, e será limpa.
Esta é a lei de toda a praga da lepra, e da tinha,
E da lepra das roupas, e das casas,
E da inchação, e das pústulas, e das manchas lustrosas;
Para ensinar quando alguma coisa será imunda, e quando será limpa. Esta é a lei da lepra.
Levítico 14:1-57

Neste capítulo temos o que podemos chamar de rito de purificação.
Vimos um pouco no capítulo anterior, aqui o vemos novamente porém de forma mais abrangente, mais clara, com riquezas de detalhes.
Esse rito não tinha apenas sentido material, mas também e principalmente espiritual.
No sentido material porque envolviam-se nele sacrifícios de animais e derribamento de casas, destruição de vestes em caso de confirmamento de lepra (no caso aqui o mofo, o fungo também era considerado uma forma de lepra).
No sentido espiritual porque lepra é um dos sinônimos de pecado, crime espiritual.
Tudo que venha manchar nossa vida espiritual, pecado é considerado para Deus lepra.
Ser purificado significava começar vida nova; uma figura do novo nascimento no Espírito Santo.
Onde morria o velho homem voltado para a carne e renascia voltado para as coisas do alto.
Devemos esclarecer, uma vez que muitos pregadores não apenas não esclarecem este ponto, as vezes omitem e sem contar que muitos não apenas deturpam o rito da purificação, como criam propósitos financeiros em cima dessa passagem.
O sacerdote não curava ninguém como o rito de purificação também não curava ninguém.
Tratavam-se apenas de um cerimônia.
Onde sacerdote deveria torná-las cerimonialmente puras para que não ficassem afastadas do arraial, do povo e de Deus.
Tudo era feito para restaurar à plena comunhão o israelita com Deus e com seu povo o que envolvia o derramamento de sangue, a morte e a soltura de animais associados com o altar, símbolo da presença de Deus.
Trazendo para os dias atuais.
Todos nós somos leprosos, leprosos espirituais. 
O que nos diferencia do povo hebreu dessa época é que nós já estamos justificados.
Cristo nos justificou, nos libertou com seu sangue na cruz do Calvário. 
O sangue de Cristo nos lavou, nos purificou.
E o povo hebreu ainda não, uma vez que o Messias ainda não havia encarnado.
Daí a necessidade deste cerimonial.
Embora tenhamos sido liberto com o sacrifício perfeito de sangue ainda somos leprosos,  leprosos espirituais, muitos conseguem a cura dessa lepra espiritual, outros não.
A lepra física é fácil de se debelar, combater.
Mas a lepra espiritual a que estamos nos referindo essa é muito mais profunda, purulenta.
A lepra espiritual é mais difícil de se curar porque envolve hábitos, costumes que muitas vezes estão arraigados em nós.
Todas as vezes que pecamos, todas as vezes que nos prostituímos, nos corrompemos, nos deixamos seduzir por doutrinas estranhas estamos adquirindo a lepra espiritual e caso venhamos a permanecer neste tipo de situação, de vida estaremos agravando esta lepra.
Fazendo com que Deus se afaste de nós, abrindo as portas para o mal.
E não tem outra forma de se curar essa lepra senão, pelo arrependimento sincero dos pecados, confissão de todos os pecados (não me refiro a você buscar confessar-se com um padre), mas dobrar seus joelhos e reconhecer ao próprio Deus seus pecados, reconhecer-se miserável ante Dele, reconhecer-se um miserável pecador.
Feito isso buscar uma nova vida, uma vida reta. Na presença de Deus.
Você buscar ter vida com Ele, fazer da Bíblia seu alimento espiritual diário.
Só assim que você vai debelar essa chaga espiritual fétida, purulenta que te afasta de Deus, que tem roubado tua paz.
Não vão ser correntes de libertação, fogueira disso e daquilo, fitinhas. 
Não nada disso.
Como disse acima e volto a dizer não tem outra forma de se curar essa lepra senão, pelo arrependimento sincero dos pecados, confissão de todos os pecados (não me refiro a você buscar confessar-se com um padre), mas dobrar seus joelhos e reconhecer ao próprio Deus seus pecados, reconhecer-se miserável ante Dele, reconhecer-se um miserável pecador.
Feito isso buscar uma nova vida, uma vida reta. Na presença de Deus.
Você buscar ter vida com Ele, fazer da Bíblia seu alimento espiritual diário.
  

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