Estudos Bíblicos


Levíticos 15

Falou mais o SENHOR a Moisés e a Arão dizendo:Falai aos filhos de Israel, e dizei-lhes: Qualquer homem que tiver fluxo da sua carne, será imundo por causa do seu fluxo.Esta, pois, será a sua imundícia, por causa do seu fluxo; se a sua carne vasa o seu fluxo ou se a sua carne estanca o seu fluxo, esta é a sua imundícia.Toda a cama, em que se deitar o que tiver fluxo, será imunda; e toda a coisa, sobre o que se assentar, será imunda.E qualquer que tocar a sua cama, lavará as suas roupas, e se banhará em água, e será imundo até à tarde.E aquele que se assentar sobre aquilo em que se assentou o que tem o fluxo, lavará as suas roupas, e se banhará em água, e será imundo até à tarde.E aquele que tocar a carne do que tem o fluxo, lavará as suas roupas, e se banhará em água, e será imundo até à tarde.Quando também o que tem o fluxo cuspir sobre um limpo, então lavará este as suas roupas, e se banhará em água, e será imundo até à tarde.Também toda a sela, em que cavalgar o que tem o fluxo, será imunda.E qualquer que tocar em alguma coisa que esteve debaixo dele, será imundo até à tarde; e aquele que a levar, lavará as suas roupas, e se banhará em água, e será imundo até à tarde.Também todo aquele em quem tocar o que tem o fluxo, sem haver lavado as suas mãos com água, lavará as suas roupas, e se banhará em água, e será imundo até à tarde.E o vaso de barro, que tocar o que tem o fluxo, será quebrado; porém, todo o vaso de madeira será lavado com água.Quando, pois, o que tem o fluxo, estiver limpo do seu fluxo, contar-se-ão sete dias para a sua purificação, e lavará as suas roupas, e banhará a sua carne em águas correntes; e será limpo.E ao oitavo dia tomará duas rolas ou dois pombinhos, e virá perante o Senhor, à porta da tenda da congregação e os dará ao sacerdote;E o sacerdote oferecerá um para expiação do pecado, e o outro para holocausto; e assim o sacerdote fará por ele expiação do seu fluxo perante o Senhor.Também o homem, quando sair dele o sêmen da cópula, toda a sua carne banhará com água, e será imundo até à tarde.Também toda a roupa, e toda a pele em que houver sêmen da cópula se lavará com água, e será imundo até à tarde.E também se um homem se deitar com a mulher e tiver emissão de sêmen, ambos se banharão com água, e serão imundos até à tarde.Mas a mulher, quando tiver fluxo, e o seu fluxo de sangue estiver na sua carne, estará sete dias na sua separação, e qualquer que a tocar, será imundo até à tarde.E tudo aquilo sobre o que ela se deitar durante a sua separação, será imundo; e tudo sobre o que se assentar, será imundo.E qualquer que tocar na sua cama, lavará as suas vestes, e se banhará com água, e será imundo até à tarde.E qualquer que tocar alguma coisa, sobre o que ela se tiver assentado, lavará as suas vestes, e se banhará com água, e será imundo até à tarde.Se também tocar alguma coisa que estiver sobre a cama ou sobre aquilo em que ela se assentou, será imundo até à tarde.E se, com efeito, qualquer homem se deitar com ela, e a sua imundícia estiver sobre ele, imundo será por sete dias; também toda a cama, sobre que se deitar, será imunda.Também a mulher, quando tiver o fluxo do seu sangue, por muitos dias fora do tempo da sua separação, ou quando tiver fluxo de sangue por mais tempo do que a sua separação, todos os dias do fluxo da sua imundícia será imunda, como nos dias da sua separação.Toda a cama, sobre que se deitar todos os dias do seu fluxo, ser-lhe-á como a cama da sua separação; e toda a coisa, sobre que se assentar, será imunda, conforme a imundícia da sua separação.E qualquer que a tocar será imundo; portanto lavará as suas vestes, e se banhará com água, e será imundo até à tarde.Porém quando for limpa do seu fluxo, então se contarão sete dias, e depois será limpa.E ao oitavo dia tomará duas rolas, ou dois pombinhos, e os trará ao sacerdote, à porta da tenda da congregação.Então o sacerdote oferecerá um para expiação do pecado, e o outro para holocausto; e o sacerdote fará por ela expiação do fluxo da sua imundícia perante o Senhor.Assim separareis os filhos de Israel das suas imundícias, para que não morram nas suas imundícias, contaminando o meu tabernáculo, que está no meio deles.Esta é a lei daquele que tem o fluxo, e daquele de quem sai o sêmen da cópula, e que fica por eles imundo;Como também da mulher enferma na sua separação, e daquele que padece do seu fluxo, seja homem ou mulher, e do homem que se deita com mulher imunda.Levítico 15:1-33

Este capítulo aborda basicamente a impureza causada pelas emissões dos órgãos sexuais masculinos e femininos.
Certos fluxos do corpo eram normais, mas causavam impureza cerimonial. 
Outros fluxos eram anormais e indicavam doenças. As doenças venéreas eram usualmente transmitidas através de relações sexuais promíscuas, sendo, pois, claramente associadas ao pecado.
O curioso nisso tudo é que fluídos normais, naturais do próprio corpo humano como menstruação. sêmen ou mesmo processos físicos, biológicos como um ato sexual tornava a pessoa impura a ponto da mesma ser obrigada a ficar a parte da comunidade e totalmente impossibilitada de participar das cerimônias.  
Enquanto a pessoa apresentasse esses fluxos, vamos assim dizer era considerada impura, posta a parte até que fosse curado por completo.Depois de curado a pessoa passava por uma cerimônia de purificação então podia participar das cerimônias normalmente.
Antes disso não. Era considerado impuro, impura por sete dias.
Depois era novamente examinado, caso a mancha regredisse, o sacerdote declarava por encerrado o caso e o "leproso" lavaria suas veste então seria declarado novamente limpo.
Outra curiosidade que podemos observar aqui é quanto aos "lidavam" com os doentes portadores de fluxos.Estes tinham normas a serem não apenas observadas mas principalmente seguidas rigorosamente.Seguem-se as normas:1) Lavar suas roupas2) Banhar seu corpo3) Permanecer imundo até a tarde, isto é, passar o resto do dia observando a separação exigida pela impureza cerimonial e física.
Muitos criticam esse meio de vida, mas convenhamos que a grande maioria ali não tinha o menor conhecimento de saneamento básico, saúde.
Tudo era precário. Sem contar os índices de doenças infecto contagiosas que deviam acontecer com relativa frequência no meio.
Haviam-se portanto a necessidade de proteger o povo.
A constatação da doença ou não obedecia aos critérios daquela época e este por sua vez era precário, não havia a tecnologia e o conhecimento que se tem hoje com o avanço da ciência e da medicina.
Por não se conhecer bem a doença como hoje, dado aos avanços da medicina, da ciência e a mesma naquela época ser incurável havia-se portanto o risco de contágio, contaminação.E havia a necessidade de se preservar os demais moradores do arraial.Só para se ter mais ou menos ideia do grau de conhecimento, ou melhor dizendo falta dele até mesmo mofo tanto em alimentos, roupas e imóveis era considerado lepra.E Deus onde ficava nisso?Deus ficava, ficou onde sempre esteve.Não pense que Deus não se importava com seu povo, porque isso não é verdade.Deus não apenas se importava como ainda se importa com seu povo.O que acontecia era seguinte, Deus queria que seu povo caminhasse com as próprias pernas, desenvolvesse meios por si só de sobrevivência. Para que os mesmos alcançassem adiantamento moral, físico, espiritual.Vejamos você com seu filho de colo que esta aprendendo a andar:Você não vai ficar ali grudado com a criança, sempre segurando sua mão impedindo-a de se desenvolver não é mesmo?Assim é Deus, Deus não se afasta, ou mesmo sai de cena.Deus fica vamos dizer nos "bastidores" torcendo por nós, capacitando-nos dia após dia.Permitindo assim que seus filhos não apenas caminhem com as próprias pernas, mas cresçam, evoluam, amadureçam fisicamente, intelectualmente, moralmente, espiritualmente.Sendo que em nossas maiores dificuldades, dores, sofrimentos. Aqueles que a gente pensa que não vai conseguir, ou mesmo pensa em desistir de tudo até mesmo de viver , Deus toma a frente espiritualmente falando, Ele não luta por nós, mas conosco nos dando todas as ferramentas possíveis, inteligência, perspicácia, força, coragem e determinação.Esse plano, é expiatório, uma escola convém que nós pecadores, imperfeitos, muitos de nós leprosos não fisicamente falando, mas moralmente e espiritualmente falando passemos por Ele.E nele enfrentemos toda sorte de lutas e batalhas para nosso próprio bem e adiantamento. E como forma principalmente falando de evitar que caiamos na cilada do comodismo o que seria deveras prejudicial a todos nós.Pense nisso, antes de criticar Deus.Ponha-se em seu lugar. Pensando como Ele, você irá entende-lo melhor.E uma vez entendo-O você aprenderá mais rápido, mais rápido será seu adiantamento moral e espiritual.
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