Séries Especiais - Sociedades Secretas


Sociedade secreta é uma associação de iniciados que têm acesso a certos mistérios e conhecimentos que, segundo os seus membros e líderes, não devem ser compartilhados com as demais pessoas, por elas serem incapazes de compreendê-los e “levá-los a sério”, assim sendo, não mereceriam conhecer ou fazer parte de tais sociedades ou grupos.
No sentido antropológico e histórico, as sociedades secretas são profundamente ligadas ao conceito de Männerbund (do alemão, Homens + Liga, união) que seria próprio de culturas pré-modernas (ver H. Schurtz, Alterklassen und Mannerbunde, Berlim, 1902; A. Van Gennep, Os ritos de passagem, Chicago, 1960). 
Tais sociedades são criadas para diversos propósitos que muitas vezes são para fins políticos, sociais e econômicos. Mas há também propósitos ocultos muitas vezes ligados às teorias de conspiração como segredos envolvendo governos, instituições e até igrejas e organizações religiosas. Além disso dessas sociedades estão ou estiveram ligadas tais conspirações. Muitas sociedades são acusadas por teóricos da conspiração de estarem encobrindo segredos importantes e intrigantes a nível mundial tais como a existência de seres extraterrestres inteligentes que visitam à Terra, as teorias envolvendo religiões, e organizações, seja elas governamentais ou não e muitas outras por aí. As sociedades secretas quase sempre estão ligadas a ocultismo e/ou teorias conspiratórias.

Afrikanerbond

Afrikanerbond (ou Liga Africâner), criada em 1994, é a sucessora da Afrikaner Broederbond, anteriormente uma sociedade secreta sul-africana.Ao contrário de sua predecessora, a adesão é aberta para qualquer maior de 18 anos que se identifique com a comunidade africâner. Os candidatos passam por um processo de seleção antes de terem sua filiação aceita. A organização já não é mais secreta, já que agora tem um website.A Afrikanerbond age no interesse dos africâneres que estão comprometidos com sua pátria e querem contribuir de maneira positiva para a criação de uma bem-sucedida África do Sul, que possa oferecer oportunidades para todos os sul-africanos. A Afrikanerbond está envolvida na proteção e promoção dos direitos fundamentais, da democracia constitucional, da cidadania responsável e patriotismo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Maldição do Sanpaku